Entre os dias 15 e 17 de julho, está ocorrendo, a XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil da SME-RJ, evento promovido pela Coordenadoria Geral da Primeira Infância e dedicado a todos os profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Pública Municipal.
Neste ano o tema central foi: Os desafios da Educação Infantil na contemporaneidade: sujeitos e interfaces. A Jornada é um importante momento de diálogo, troca de experiências entre educadores e construção de conhecimento, para uma aprendizagem significativa que respeite e inclua as crianças e suas família.
Provérbio Africano
Neste período de isolamento social, a equipe Pedagógica da Escola Municipal Artur Ramos, elaborou em conjunto um planejamento, para os nossos alunos da Pré-Escola, que contemplasse atividades mais lúdicas. Essas atividades podem ser realizadas em casa, com auxílio dos familiares e até com objetos comuns das nossas casas. Com estas tarefas a escola tem mantido o vínculo afetivo com os nossos alunos e com suas famílias.
Acreditamos que é a família que proporciona as condições afetivas e sobretudo materiais necessárias ao desenvolvimento e bem estar dos seus filhos, desempenhando junto com a escola um papel decisivo na Educação formal ou informal.
Acreditamos que o trabalho remoto, realizado por meio da plataforma Google Classroom, pelos profissionais da Artur Ramos está sendo significativo para toda a equipe e para a Comunidade Escolar. Paulo Freire, na frase "Não se pode falar de educação sem amor" expressa todo o nosso trabalho neste tempo de isolamento social.
Abaixo temos exemplos de três atividades feitas pelas Professoras das nossas turmas de Educação Infantil e uma aula da Professora da disciplina Literaturas na Infância que servem para ilustrar o trabalho que a Artur Ramos tem feito. Amor e Educação.
📌 A Professora Ana Paula, da turma EI-41 fez uma atividade que tinha como objetivo trabalhar o NOME das crianças. Cada um tem um nome e ele é a nossa identidade. Cada coisa/objeto recebe um nome e ele tem a sua importância.
É papel fundamental na Educação Infantil promover experiências em que as crianças possam ampliar o acesso ao mundo da escrita, da qual ela já participa desde seu nascimento, ainda que com diferentes frequências.
É papel fundamental na Educação Infantil promover experiências em que as crianças possam ampliar o acesso ao mundo da escrita, da qual ela já participa desde seu nascimento, ainda que com diferentes frequências.
Após assistir o vídeo elaborado pela professora, os alunos foram incentivados a criar um Livro digital com seu próprio NOME 🤗📖 Vejam como ficou o livro criado pela professora Ana Paula:
Para criação do livro digital com o nome da criança 📖
É só clicar no link ao lado ⇨ https://livros.aprender.digital/
📌 A Professora Ana Lúcia, das turmas EI-42 e EI-43, trabalhou nesta aula o tema IDENTIDADE. Com o objetivo de identificar características semelhantes e diferentes em si e no outro e as peculiaridades de cada criança do grupo estimulando o respeitar ao diferente. 👬👭
Campos de experiências: "O eu, o outro e o nós"
→ (El03EO05) Demonstrar valorização das características de seu Corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Campo de experiências: "Corpo, gestos e movimentos"
→ (EIO3CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Campo de experiências: "Escuta, fala, pensamento e imaginação"
→ (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
📌A Professora Marcella, das turmas EI-51 e EI-52, buscou contemplar uma das nossas comemorações mais conhecidas: As Festas Juninas. Os alunos depois de registrem sua lista para a festa, ajudaram o Chico Bento e a Rosinha a descobrir quantas pipocas foram vendidas e quem teve mais saquinhos comprados no Arraiá da Turma .
Essa proposta visou contemplar relações quantidade/número, noções de maior/menor, registros de escrita espontânea/inventada, além das questões culturais que esta festa simboliza.
📌 A Professora Edna, da disciplina Literaturas na Infância, elaborou o vídeo abaixo para, também, celebrar as Festas Juninas. As Festas Juninas fazem parte da cultura popular brasileira. Nelas os sertanejos celebram as colheitas e o próprio ciclo da vida. Plantar a semente, germinar, crescer, frutificar... além de ser uma delícia comer as comidas típicas. Sempre há apaixonados que aproveitam a festa para se casarem, surge o famoso "casamento junino".
Com essa aula/encontro os alunos da Educação infantil são convidados a fazer sua própria festinha junina em casa (em distanciamento social).
Muito bom poder trabalhar com os pequenos da Educação Infantil! A primeira infância é lugar de vivências lindas e genuínas.
ResponderExcluir