Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, a data chama a atenção para a existência, no mundo, de mais de 70 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na perspectiva de garantir os direitos das pessoas com autismo em nosso país, torna-se fundamental que esta data seja celebrada pela Rede Municipal de Ensino, visto que são, aproximadamente, 5 mil alunos com TEA matriculados em nossas Unidades Escolares. É importante lembrar que, para todos os efeitos legais, as pessoas com transtorno do espectro autista são consideradas pessoas com deficiência. De acordo com a Lei n.º 12.764/12, a elas é garantido, entre outros direitos, o acesso à educação. Uma educação que respeite as especificidades desses sujeitos, reconhecendo suas dificuldades e, notadamente, suas potencialidades. Uma educação pensada a partir de cada um.
Nossa escola não poderia deixar de utilizar a data para promover atividades de reflexão sobre o tema. Abaixo atividade realizada pelos alunos da turma 1301, do 3º ano.