O Museu Nacional é uma instituição integrante do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério da Educação que completou 200 anos em 2018.
Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818, é a mais antiga instituição científica do Brasil que, até setembro de 2018, figurou como um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas.
Fica localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, estando instalado no Palácio de São Cristóvão. O palácio foi residência da Família Real Portuguesa de 1808 a 1821 e abrigou a Família Imperial Brasileira até 1889.
No dia 2 de setembro de 2018, logo após o encerramento do horário de visitação, um incêndio de grandes proporções atingiu todos os três andares do prédio do Museu Nacional. O Museu perdeu coleções inteiras do seu acervo e o fogo consumiu, também, tudo que estava em exposição. Devido à profunda tristeza pela perda de um acervo histórico e científico insubstituível foram feitas atividades com os alunos com o objetivo de mostrar a importância do museu e principalmente a importância da manutenção dos bens ligados à educação e à cultura do nosso país.
As turmas de 1º ano da Professora Paula Gonçalves fizeram uma atividade de reconstruir o Museu com blocos de madeira. Abaixo as fotos do belíssimo trabalho desenvolvido com as crianças.